O ESGUICHO

que faz um esguicho? esguicha!

26 outubro, 2006

Foi por causa de um Mangal ...

Como foi do conhecimento geral, o estuário do Mondego, foi classificado num relatório das Nações Unidas como uma das 200 «zonas mortas» mundiais, sendo posteriormente retirado da lista, uma vez que, o coordenador do estudo (Robert Diaz, investigador do College of William and Mary), reconheceu que se baseou em dados desactualizados!

Mas, fotos actuais revelam que, na realidade, a zona do estuário do Mondego é um local devassado pela foice ímpia da Morte!

Eis a foto comprometedora:


A presença da morte neste local, deveu-se a um incauto que um dia perguntou:

" Caros amigos, companheiros, ...

Ora aqui fica uma dúbia existencial, que sei nos assolar a (quase) todos.

Qual será o fruto de uma árvore de um mangal?
1. manga
2. mangueira
3. manguito
4. manga curta
5. manga cava
6. manga a três quartos

Aguardam-se respostas (pertinentes, assim assim ou nem por isso)
"


Há cada um …

Com Efeito de Estufa

«(...) O ambientalismo é, em grande parte, uma das ideias mais poderosas legadas pelos EUA ao resto do planeta. (...) Tomámos consciência das nossas acções quando ainda estávamos envolvidos no processo de domínio dobre as florestas e pradarias. Em grande parte da Europa e da Ásia, os bosques foram cortados e os rios domados antes da era dos escritores. (...)
(Os ambientalistas) demarcaram pequenas ilhas de parques e vida selvagem, onde a tendência (económica destrutiva) passava ao lado. E trabalharam, sobretudo depois de Rachel Carson (autora do livro "Silent Spring"), para contrariar os efeitos secundários mais tóxicos da modernidade, lutando pela proibição de certos químicos ou pela aprovação de diplomas legais. Este movimento foi notavelmente eficaz. Mesmo quando a economia cresceu, o smog diminuiu. Pode-se hoje novamente nadar na maioria dos rios. Outros países adoptaram as suas próprias leis para o ar puro, demarcaram os seu próprios parques .(...)
Quando chegou a altura de enfrentar o aquecimento global, este tipo de ambientalismo falhou. Apesar de 20 anos de avisos cada vez mais desesperados, as emissões de dióxido de carbono dos EUA continuam a aumentar. O país recusou a adesão ao protocolo de Quioto, o único esforço internacional para controlar as emissões de gases com efeito de estufa. Algumas nações da Europa Ocidental apresentam melhores resultados, mas mesmo elas têm dificuldade em atingir as metas de redução . E o mundo industrializado está a começar a inundar a atmosfera com CO2 a uma escala "quase americana". Começamos a perceber que o fracasso era inevitável. O método ambientalista para combater o aquecimento global é fraco. (...)
(...) O dióxido de carbono é o único contaminante ambiental que nunca deu sinais de diminuir à medida que o nível de vida aumenta

Bill Mckibben, 2006. "Um tom de verde mais escuro". National Geographic (pt). Setembro de 2006.

23 outubro, 2006

Continuando no assunto das mangas e dos indianos, mas desta vez sem anões...


Então aqui bos deixo mais um post, não fugindo à temática que nos tem assolado.

Esta é uma história fantástica, binda da maior cena de produção cinematográfica do mundo - BOLLYWOOD.


Leiam atentamente o enredo que vale a pena:

Mahendra is a doctor circa British rule in India, who lives a comfortable life in a city in Bengal (which is now known as Bangla Desh). He is friendly with a young man, a bachelor named Behari. Both Mahendra and Behari are of marriage age, and do get a lot of proposals. One day they receive a proposal of a young woman named Binodini along with a photograph. Neither of them shows any interest nor even take a look at the photograph. They get news that Binodini has got married. Shortly thereafter, they receive another proposal without a photograph, for a young woman named Ashalata. Behari is asked to check her out for Mahendra - he ends up consenting to marry her, but subsequently let's Mahendra be the groom. A few months later Ashalata gets pregnant, and the family gets the news that Binodini has been widowed only after a year's marriage. Then things get complicated when Ashalata befriends Binodini - and both Mahendra and Behari get attracted to her - so much so that Mahendra is considering separating from his bride - and Behari separating from his bachelorhood - but both in quandary over the social taboo of marrying a widow - and of the present agitation aimed against the British to quit India.

funções...


Definitivamente, há questões que assolam o âmago do meu ser: se algumas há já bastante tempo, outras há cuja persistência se instalou há relativamente pouco tempo.

Uma dessas dúvidas mais recentes relaciona-se tão simplesmente com a função da Polícia Municipal: juro que ainda não entendi qual o seu propósito... acredito sinceramente que são uma forma pouco saudável de tortura as cidadãos da nossa bela cidade de Coimbra, inventada por um edil que se caracteriza por uma insana propensão para o sadismo.

É que, além de fazerem uma perseguição anti-natura aos condutores (e respectivas viaturas) que infringem as regras do bom estacionamento (que na minha opinião são extremamente subjectivas: um bom estacionamento para mim é aquele em que eu não risco o carro...), as SENHORAS AGENTES FICAM MUITO MAL NAQUELAS FARDAS. Não concordam?...

18 outubro, 2006

ESPREMER ATÉ AO FIM - "sabor a manga"


1) A CONSULTA NA FONTE:

The activity of keeping the mouth clean dates all the way back to the religious figure Buddha. It has been recorded that he would use a "tooth stick" from the God Sakka as part of his personal hygiene regimen. In 23 - 79 AD the practice of oral hygiene included:

Drinking goats milk for sweet breath

Ashes from burnt mice heads, rabbits heads, wolves heads, ox heels and goats feet were thought to benefit the gums. (This probably wouldn't go over very well today)

Picking the bones out of wolves excrement and wearing them (maybe in the form of a necklace?) was considered to be a form of protection against toothaches.

Washing your teeth with the blood from a tortoise three times a year was a sure bet against toothaches as well.

Mouthwashes were known to consist of pure white wine, or (get ready for this one) old urine kept especially for this purpose.

2) A TRADUÇÃO DO GOOGLE:

A actividade de manter as datas limpas da boca toda a maneira traseiras à figura religiosa Buda. Gravou-se que usaria “uma vara do dente” do deus Sakka como parte de seu regime pessoal da higiene. Em 23 - ANÚNCIO 79 que a prática da higiene oral incluiu:

Leite bebendo das cabras para a respiração doce

As cinzas das cabeças queimadas dos ratos, das cabeças dos coelhos, das cabeças dos lobos, dos saltos do boi e dos pés das cabras foram pensadas para beneficiar os gums (Isto provavelmente não ultrapassaria muito bom hoje)

Que escolhe os ossos fora do excremento dos lobos e que desgasta os (talvez no formulário de um colar?) foi considerado para ser um formulário da protecção de encontro aos dentes doridos

A que lava seus dentes com o sangue de uma tartaruga três vezes num ano era uma aposta certa de encontro aos dentes doridos também

As bocas lavadas foram sabidas para consistir no vinho branco puro, ou (começar pronto para este) na urina velha mantida especialmente para esta finalidade.

Há um anão dentro de cada um de nós!

Vamos lá por os pontos nos is!!!!

Os anões não são seis nem sete! São oito!

Como prova, eis uma foto obtida num bar pouco recomendado! (Foto da CIA!)

NOTA: O anão da esquerda é considerado o génio do grupo, logo é o líder do gang! O anão da direita, vulgo Dorminhoco, tem um grave problema com a bebida (antes de comsumir bebidas alcoólicas é um anão bastante sociável)!

Riscas na pasta de dentes

Parecer-me-á óbvio, e respondeindo a uma das questões postadas anteriormeinte, que o modo como as riscas se mantêm na pasta de dentes é debido a un anão, sim meus senhores e minhas senhoras, un ANÃO de baixa estatura, que se encontra tambéim ele dentro do tubo da pasta de dentes.

Deste modo, cada vez que se aperta e/ou se esguicha o tubo da referida pasta, ele, sim ele, o ANÃOZINHO, põe as riscas no seu devido lugar, para agrado e deleite do público consumidor.

(Há rumores que estes anões poderão ser descendentes do Sr C... mas rumores são rumores...)

17 outubro, 2006

questiúnculas

Duas questiúnculas assolam a minha existência há já algum tempo, e aproveito para as divulgar: podem pensar que são irrelevantes, mas ainda assim dão que pensar.

1- Riscas das pastas de dentes: já alguma vez se puseram a pensar como é que as riscas se aguentam tanto tempo direitinhas dentro do tubo de dentífrico?

2- O nome dos 7 anões:
segundo a mitologia Disney, existem sete anões, mas de facto, em nenhuma das histórias publicadas em b.d., onde estas personagens surgem são referidos todos os seus sete nome.
1º Mestre
2º Zangado
3º Dunga
4º Atchim
5º Soneca
6º Feliz
7º ...?

Então, o que se terá passado? talvez 7 tenha sido uma gralha produzida no início da mitologia, mas que nunca ninguém teve a coragem de admitir...?

16 outubro, 2006

Mousse de Manga



... sabores exóticos à mesa ...

O ferrão ou o mecónio?

Nos dizeres da crítica o livro do Dr. Spock é "fundamental para muitas gerações de pais".
Essencial é saber-se que para Benjamin Spock, os primeiros efluentes sólidos recebidos em ETAR de proveniência infantil - o ferrão segundo alguns - tem a designação médica de o mecónio. Esta substância assume um degradé colorido de verde a amarelo, e apresenta-se como uma mousse.

quebrar a mangamania

dizem que atrás de uma manga, vem sempre uma manga.

Desculpem, que disparate, isso são as cerejas!

Bem, assim sendo, está na hora de interromper esta mangalhice, e introduzir aqui informação realmente necessária (até porque, no que me diz respeito, nada tenho a acrescentar á temática da manga, a não ser que este blog se assemelha vagamente a uma festa da MANGAeira (afinal qu'é feito das nossas companheiras, do bel sexo oposto? devem ter imensas informações realmente desnecessárias, tendo em conta que são elas as principais compradoras de revistas como a Maria. Bem os homens são os principais compradores da Bola, o que compensa a inutilidade informativa, não é?)



vamos lá ao que interessa...

sabem o que é o ferrão... além do conhecido "apêndice" das abelhas, que causa uma ligeira inflamação, e por vezes alergias, ás pessoas que por ele são penetradas?

Pois é, o ferrão, como nomenclatura de obstetrícia, corresponde á primeira cagadinha que os jovens rebentos expelem após saírem das barriguinhas das suas progenitoras...

Lá está, isto é uma fabulosa informação inutil, que penso que a maioria das pessoas preferiria não ter conhecimento.

Fiquem bem, e prossigam o vosso e o nosso enriquecimemto pessoal, com estes verdadeiros esquichos de sabedoria...

Continuando com a manga...

 Caros amigos, de modo a não fugir muito ao assunto da manga, aqui fica uma receita para vos adoçar o bico:

Lassi de Manga
(Bebida à base de iogurte)

1/2 litro de iogurte
1/4 de litro de suco de polpa de fruta (manga ou outra fruta que desejar)
2 colheres de sobremesa de água de rosas
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
1/2 colher de chá de cominho em pó
1/2 colher de chá de cardamomo
1/2 litro de água mineral
Adoce a gosto com mel, açúcar demrara ou stévia
Bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo.

Obs.: Esta é uma bebida refrescante e pode ser ingerida sem suco de fruta, com massala, adoçada ou com sal, que a torna mais digestiva.


Esta é um bebida muito apreciada nos restaurantes indianos (mas não nos restaurantes de cóbóis), para retirar os picantes dos carís e açafrães...

Se alguém souber o que é o açúcar demrara ou a stévia, por favor avise...

15 outubro, 2006

Só para contribuir


...palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas e o seu estilo próprio de desenho. No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a desenhos animados para exibição na televisão ou em vídeo, como Berserk, Samurai X e Inuyasha, tornando-se conhecidos como anime, mas também há animes que se tornam mangás, como é o caso de Cowboy Bebop.

mas ouvi dizer que há uma manga que dá alhos... será verdade?

14 outubro, 2006

CLAUSTRO DA MANGA

"(...) o claustro da Manga, que d'esta maneira se denomina porque, no dizer da lenda, o próprio D. João III, esse rei inepto, que chamou a inquisição e os jesuitas, lhe delineou a planta na manga do seu roupão.
Este claustro tem ao centro uma fonte sobre um plano elevado e octogonal, subindo-se para ella por quatro escadas, a que correspondem outras tantas ruas, que começam ao centro de cada um dos lados do claustro: estas ruas são ladeadas poe tanques rectangulares que communicam entre si. Cobre a fonte um zimbório circular sustentado por columnas. Nos quatro alternos do octogno, que não têm escada, começam pequenas pontes que unem o corpo central a quatro capellas circulares. Botareos, apoiados em misulas nos portaes das capellas, vão terminar na architrave do zimborio.
Apesar de ser delineada pelo rei piedoso, ou talvez por isso mesmo, nem tem belleza nem elegância. (...)"
Figueiredo, A.C. (1886). Coimbra Antiga e Moderna. Almedina, Coimbra

13 outubro, 2006



Certamente que de um mangal saem uma enorme variedade de frutos, de uma enorme variedade de árvores, entre as quais a mangueira!
A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos são conhecidos como mangas.

Estas árvores pertencem ao género Mangifera, que inclui cerca de 35 espécies de árvores da família Anacardiaceae, nativas do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas, e introduzidas com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. A espécie mais difundida é a Mangifera indica.
O nome da fruta vem da palavra “malayalam” manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).


Por outro lado, do Mangal pode sair uma revolução (ou muitas criancinhas indianas):

Mangal Pandey



Mangal Pandey, um soldado do exército indiano que liderou uma revolução do povo Indiano em 1857, então colonizado e explorado pelos Britânicos. A gota de água foi a utilização de munições feitas à base de gordura animal, que iria contra as crenças religiosas dos indianos. (não vale a pena ler um livro, já foi lançado a história do revolucionário indiano em filme).

11 outubro, 2006

Dúbidas existenciais

Caros amigos, companheiros, ...

Ora aqui fica uma dúbia existencial, que sei nos assolar a (quase) todos.

Qual será o fruto de uma árvore de um mangal?

1. manga
2. mangueira
3. manguito
4. manga curta
5. manga cava
6. manga a três quartos

Aguradam-se respostas (pertinentes, assim assim ou nem por isso)

10 outubro, 2006

O que é um esguicho

Um esguicho é basicamente um depósito, com um tubo por onde o líquido passa e sai sob pressão.