O ESGUICHO

que faz um esguicho? esguicha!

14 novembro, 2006

STAR TREK - EXPLORANDO OS LIMITES DAS ÁGUAS BALNEARES

Diário de bordo:
"Quando aqui cheguei já tinha estado em outros lugares. Aliás, na companhia de Monsieur de Lapalisse.
Em deambulações por várias galáxias, tive ou foram-me transmitidas muitas ideias genialmente improdutivas.
Considerei muitas delas excessivas e selenitas, frequentemente contra-natura e atentatórias das morais, das praxes e dos costumes. Objectivamente, a maioria dessas "criações" não passaram de devaneios insignificantes, ou especulações livres mais ou menos elaboradas mas que não mereceram a pena de serem guardadas em memória.
Essas filosofias por não o serem, nunca sequer granjearam conhecer os contornos da palavra escrita, nem o significado concreto da superfície de uma folha de papel, mesmo que re-utilizado e reciclado, nem nunca lograram ficar cristalizadas em película de filme ou pixéis digitais.
Raras são as almas sensíveis e capacitadas para a criação com arte. Mais raros são aqueles capacitados com a colossal força que a arte exige para que se materialize. A arte é a metamorfose da ténue chispa em sol radiante. A arte consome e esgota aqueles que são capazes e habilitados para a sofrer. O mesmo acontece, também, com o prazer. 0
A arte verdadeira e o prazer caminham juntos e nunca contêm facilidades.
Foi precisamente essa ausência de facilidade, esse peso e imenso poder, o arrebatamento e furor da criação artística pura e dura que me atingiu em cheio quando vi a obra.
Uma obra-prima! (VER FOTO insignificante mas elucidativa ):
Atentai na complexíssima simplicidade do texto esculpido sobre duas portas castanhas, e sob protecção de um beirado de telha simples em representação dos limites da protecção divina, o sublime contraste do negro das linhas simples com o fundo claro - a natureza, a perfeita centralidade da mensagem, a dualidade nas portas recuadas em madeira, orgânicas misteriosas e fechadas (o que haverá para além delas?), o verniz que estala retratando a ruptura com as convenções, os reflexos do céu (o imaterial/ o sagrado) no chão (o concreto imediato), os odores que se prenunciam no conjunto pictórico.
Esta obra é, sob uma perspectiva dietista-espitritual, tal e qual como um alimento completo.
Uma criação desta magnitude não acontece todos os dias. É algo verdadeiro e revolucionário que nos faz transcender.
O plural de balneário não é fácil.
Beam me up Mr Spock!"